Voltar
22 de Fevereiro de 2016

Químicos Unificados reúne categoria dia 28 para tratar da Campanha Salarial 2016 do setor farmacêutico


Os trabalhadores da indústria farmacêutica filiados ao Sindicato dos Químicos Unificados definirão as reivindicações e lutas prioritárias da campanha salarial 2016 no dia 28/02 (domingo), a partir das 9h30, no Encontro de base unificado das regionais Campinas e Osasco que será realizado no Centro de Formação e Lazer (Cefol) de Campinas. Além do Encontro, ocorrerá a assembleia da categoria.

A data base do setor farmacêutico é 1º de abril e as negociações com a bancada dos patrões é feita pela Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo (Fetquim), da qual o Unificados faz parte.

O Encontro de Base é um momento muito importante, no qual os trabalhadores debatem e definem a pauta de reivindicações e as formas de lutas para avançar em conquistas. Antecedendo os debates e definições, o encontro começará com uma explanação sobre a atual situação econômica do país e das indústrias farmacêuticas.

Setor farmacêutico é dos que mais crescem no Brasil e no mundo

O setor farmacêutico é um dos que mais lucram no mundo, e no Brasil não é diferente. Na última década, cresceu em média 28% ao ano. Já o setor de genéricos teve expansão média de 44% ao ano.

Entre 2003 e 2014 a indústria farmacêutica cresceu 345%, passou de R$ 14.780 bilhões para R$ 65.785 bilhões. Em unidades, o crescimento foi de 155%. Neste mesmo período o setor de genéricos cresceu 72%. Em unidades: 817%, representando 25% das vendas totais da indústria farmacêutica no Brasil.

Dados recentes da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac) apontam um crescimento de vendas no varejo, em unidades, de 10% entre outubro de 2014 e outubro de 2015. Foram 1,7 bilhão de medicamentos comercializados naquele mês de 2015, contra 1,5 bilhão no mesmo período do ano anterior. Já as multinacionais cresceram 3%.