Voltar
01 de Outubro de 2015

Químicos São Paulo realiza novo protesto contra o fim de sacolas plásticas em supermercados da capital paulista


Crédito: divulgação

O Sindicato dos Químicos de São Paulo realizou na quinta-feira (1/10), às 12h, novo protesto em frente ao Procon de São Paulo, contra a cobrança de sacolas plásticas nos supermercados. Os trabalhadores e dirigentes entregaram ao órgão um documento que comprova a queda da produção de sacolas depois que passaram a ser cobradas.

Osvaldo Bezerra, coordenador-geral do sindicato, desaprova a medida por entender que há uma dupla cobrança para o trabalhador, que já paga pelas sacolas ao comprar os produtos. “É papel do Procon se posicionar em defesa dos direitos dos consumidores, que já pagam por suas sacolas. Todos nós sabemos que os custos do setor supermercadistas estão diluídos nos preços dos produtos que compramos. A cobrança da sacola, além de abusiva, desestimula o consumidor a levar a sacola plástica para casa e a se engajar no projeto de reciclagem criado pela prefeitura”, avalia. A medida também tem gerado demissões no setor.

A primeira manifestação em frente ao Procon aconteceu em 8 de julho. No dia 25 de junho o Sindicato já havia feito um protesto em frente à prefeitura do município de São Paulo para sensibilizar o prefeito.