Fonte: CUT
A categoria química participará de um ato público unificado com os demais categorias profissionais- bancário, metalúrgico, petroleiro e trabalhadores dos Correios – que têm data-base neste segundo semestre.
O objetivo é fortalecer a luta dos trabalhadores, tanto da iniciativa privada quanto do setor público, que já iniciaram – ou iniciarão nos próximos meses - suas campanhas salariais. Além das pautas específicas de cada categoria, como aumento real e melhoria de benefícios, a manifestação vai reforçar a pauta nacional da classe trabalhadora, que está parada no governo e no Congresso Nacional, que reivindica, entre outros itens, isenção de imposto de renda na PLR – Participação nos Lucros e Resultados, a regulamentação da Convenção 151 e ratificação da Convenção 158, ambas da OIT, o fim da terceirização, não a rotatividade.
Calendário Unificado de Luta
O calendário unificado de luta já tem dois atos marcados. O primeiro, em São Paulo, no dia 20/09, terá atos públicos em frente ao prédio da Petrobrás, ao Banco Central e outros e a Fiesp.
O segundo, em Brasília, no dia 17 de outubro, terá manifestação em frente ao Ministério do Planejamento que precisa intervir nas negociações dos petroleiros e do pessoal dos Correios.
Datas bases:
Correios– 1º/08
Metalúrgicos– 1º/09
Bancários– 1º/09
Petroleiros– 1º/09
Químicos - 1°/11