Fonte: Site Químicos ABC
Nos dias 1,2 e 3 de março ocorreu o 11º Congresso dos Químicos do ABC, em Atibaia, interior de São Paulo.
Tendo como eixo-temático "Compromisso com um futuro sustentável: visão e papel dos trabalhadores(as)", o evento deu continuidade às discussões da conferência internacional A indústria química em 2020: um outro rumo é possível, promovida pelo Sindicato em 2011, unindo também formação política sobre os atuais desafios da classe trabalhadora diante das mudanças no mundo do trabalho e na defesa do projeto que resultou na eleição do companheiro Lula e em 10 anos de governo democrático e progressista no Brasil.
O Congresso contou com muitas discussões em grupo e votou propostas que contemplam ações relacionadas aos três pilares do desenvolvimento sustentável, as propostas aprovadas serão sistematizadas e publicadas no Caderno de Resoluções do Congresso.
Na programação, houve exposições de Sérgio Novais (do sindicato global IndustriALL ), do presidente nacional da CUT Vagner Freitas, do fundador e líder do MST João Pedro Stédile, e do coordenador da Confederação Sindical das Américas, Iván Gonzales.
No evento também foram apresentadas as mudanças no site da entidade que deve ser relançado no início de abril, com mais espaços para notícias, destaque para as principais lutas das regionais, galeria de fotos e a TV Químicos ABC.
No próximo mês, a direção do Sindicato fará um planejamento para avaliar o que foi discutido desde os últimos congressos da CUT (SP e Nacional), da CNQ, do 11º Congresso e a partir dessa base construir um plano de ação da entidade para o próximo período, sem esquecer a nossa luta do dia a dia nas fábricas.