Os trabalhadores e trabalhadoras filiados ao Sindicato dos Químicos do ABC aprovaram, no último sábado (28/10), a proposta para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho por dois anos e a reposição integral da inflação mais 1% de ganho real para todas as faixas salariais.
A assembleia foi conduzida pelo presidente do Sindicato, José Evandro, pelo secretário-geral e de imprensa Paulo José e pelo diretor Airton Cano, coordenador político da Fetquim-SP.
Eles destacaram os pontos principais da proposta, como o aumento real, afinal foram sete longos anos sem nenhum aumento além do índice de inflação, e manutenção das cláusulas sociais por mais dois anos e a negociação permanente das reivindicações da categoria, por meio do Grupo de Trabalho com representantes das empresas e dos trabalhadores(as).
“O momento de Campanha Salarial é extremamente importante para toda a categoria, pois, de certa forma, estamos discutindo a vida do trabalhador”, destacou José Evandro, presidente do Sindicato.
Evandro reforçou a necessidade dos trabalhadores presentes conversarem com seus colegas de trabalho, pois, em período de inflação baixa, como o que estamos vivendo, o índice de reajuste salarial parece baixo, mas não é.
“É bom para o desenvolvimento econômico do país e é bom para os trabalhadores que a inflação continue caindo. E o ganho real, acima do índice de inflação, é que faz a gente recuperar o nosso poder de compra. Estamos nos recuperando de uma pandemia, ficamos sete anos sem ganho real e agora, já no primeiro ano do governo Lula, voltamos a ter reajustes com índices acima da inflação. Isso é bastante positivo”, disse.
“Não foi fácil chegar a esse resultado, e o mais importante é que voltamos a ter aumento real, as cláusulas sociais mantidas e um fórum permanente de negociação”, concluiu Evandro.