Os trabalhadores e trabalhadoras filiados ao Sindicato dos Químicos do ABC aprovaram, em assembleia presencial realizada no dia 7 de novembro, na sede do Sindicato, em Santo André, a proposta conquistada nas negociações conduzidas pela Fetquim com o grupo patronal CEAG-10/Fiesp.
“Não foi um ano fácil, mas graças a organização e luta dos trabalhadores e trabalhadoras conseguimos conquistar o aumento real, conseguimos um grande aumento real no índice de reajuste da cesta básica e a sequência das cláusulas sociais por mais dois anos. Então avaliamos com um ano bom nas negociações”, resumiu José Evandro, presidente do Sindicato dos Químicos do ABC.
O resultado garante reajuste salarial com aumento real de 0,5% sobre o INPC — uma vitória importante em um cenário de recuperação econômica e valorização do emprego.
Além do aumento real, a proposta aprovada assegura a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho por dois anos, garantindo a manutenção das cláusulas sociais construídas historicamente pela categoria e a continuidade da Comissão Permanente de Negociação para tratar dos temas sociais e das novas demandas do setor.
Entre os avanços econômicos, destacam-se também o reajuste do piso salarial e da PLR, ambos com correção total do INPC mais 0,5% de aumento real, e o vale-alimentação, que passa de R$ 170 para R$ 200, representando 17,65% de reajuste — um ganho significativo para os trabalhadores.