Voltar
26 de Junho de 2023

Lançada a Frente Parlamentar da Indústria Química e Farmacêutica na Alesp


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A cada nova legislatura as frentes de trabalho precisam ser renovadas. Por isso, na manhã desta segunda-feira (26/06/23), foi lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a Frente Parlamentar da Indústria Química e Farmacêutica no Estado de SP, presidida pelo deputado Luiz Fernando Teixeira (PT).

Representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da FETQUIM/CUT/Intersindical e UnidosPraLutar e Fequimfar/Força Sindical compareceram em peso e dividiram a plateia com os empresários. E, apesar de ficarem sem a palavra na composição da mesa, fizeram questão de apoiar a iniciativa.

“Apoiamos essas frentes parlamentares em prol da geração de empregos de qualidade e empregos com proteção social”, destacou Nilza Pereira Almeida, secretária de Comunicação da Fetquim e secretária-geral da Intersindical.

Em pronunciamento enviado por vídeo, Geraldo Alckmin, ministro de Desenvolvimento e Comércio Exterior, destacou o apoio no ministério e do governo Lula na geração de “empregos de qualidade, conhecimento tecnológico e inovação”.

O deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), presidente da Frente Parlamentar Química na Câmara dos Deputados, que conta mais de 200 parlamentares, lembrou que o mercado de produtos químicos não parou de crescer, mas que nossa ociosidade vem do deslocamento de importação de produtos que poderiam ser produzidos aqui.

Atualmente a indústria química está usando apenas 67% de sua capacidade produtiva, a menor porcentagem em 17 anos.

O evento contou com a participação de Juliana Cardoso, da secretária do Estado de Desenvolvimento Econômico de SP; André Passos, presidente executivo Abiquim; Nelson Pereira dos Reis, diretor do Dep. de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp, Airton Cano, coordenador político da Fetquim; Sérgio Luiz Leite, presidente da Fequimfar, Rômulo Fernandes (PT), deputado estadual; Paulo Engler, diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento da Química; Evandro Banzato, secretário de Desenvolvimento Econômico de Santo André; Aroaldo Silva, presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC; Francisco Ruiz, gerente executivo Cofip (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC); Teonílio Barba, deputado estadual (PT) e coordenador da Frente Parlamentar da Indústria na Alesp; Aparecido Donizeti  da Silva, secretário-geral da CUT e Nilza Pereira, secretária-geral da Intersindical.