As Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, que representam mais de 100 entidades, entre elas CUT, MST, MTST, CTB, Intersindical Central da Classe Trabalhadora, CMP, UNE e Marcha Mundial das Mulheres, entre outras, divulgaram uma nota chamando a população para o Dia Nacional de Luta pela Redução do Preço do Gás e da Gasolina e explicando as razões das manifestações nesta quarta-feira.
“O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já aumentou mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas. Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h a partir de 0h do dia 30. Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio”, diz trecho da nota.
Segundo a nota, “a disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional".
Outro trecho da nota reafirma a defesa da empresa pública e denuncia o ilegítimo: "Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la".
As frentes também defendem a democracia e são contra qualquer tipo de repressão.
“É fundamental garantir eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão”, diz trecho final da nota.
Confira abaixo a íntegra da nota:
QUARTA, 30 DE MAIO É DIA NACIONAL DE LUTA
Pela redução do preço do gás e do combustível, Frentes convocam dia nacional de luta.
O povo brasileiro está indignado com o alto custo de vida, o valor do gás e do combustível, que já foi reajustado mais de duzentas vezes em dois anos e exige respostas imediatas.
Por isso, apoiamos a luta dos caminhoneiros em greve e dos petroleiros que iniciarão uma greve de advertência de 72h a partir de 0h do dia 30.
Nosso apoio se concretiza com solidariedade e luta! Portanto chamamos todas as pessoas a participarem do Dia de Luta em todo o país nesta quarta-feira, dia 30 de Maio.
A disparada do preço do combustível se deve à política implantada por Michel Temer e Pedro Parente que submetem o nosso país, autossuficiente em petróleo, às variações e interesses do mercado internacional.
Enquanto Temer e sua base atuam para entregar a Petrobras às empresas multinacionais, agravando o problema dos preços do gás e dos combustíveis, nós dizemos que ela é do Brasil. É patrimônio do nosso povo e vamos continuar a defendê-la. Por isso, exigimos a saída imediata do presidente da Petrobras Pedro Parente, a mudança na política de preços e o fim de qualquer tentativa de desmonte e privatização.
Está claro que o caos que o nosso país vive é fruto direto da falta de democracia e de um governo ilegítimo que está de costas para o povo. Por isso, mais do que nunca, é fundamental garantir eleições livres e democráticas com a participação de todas as candidaturas. A única saída dessa crise passa pela retomada da democracia e pela defesa dos direitos do povo, contra todo o tipo de injustiça, violência e repressão.
Pela redução do preço do diesel, da gasolina e do gás de cozinha!
Mudança imediata da política de preços dos combustíveis: Fora Parente!
Em defesa da Petrobras estatal, não à privatização!
Fora Temer! Por eleições livres e democráticas!
FRENTE POVO SEM MEDO
FRENTE BRASIL POPULAR