Por Assessoria
No término da campanha salarial dos farmacêuticos, em abril deste ano, foi montado um grupo de trabalho que envolvia as duas federações dos trabalhadores, Fetquim e Fequimfar, e o sindicato patronal, Sindusfarma, para tratar de temas que surgiram durante as negociações e foram polêmicos. Entre eles estão a jornada de trabalho, assédio moral, OLT e nanotecnologia. O objetivo seria aprofundar o debate a fim de tentar formular acordos até a próxima campanha.
Na última reunião deste GT, realizada em 18 de novembro, os representantes dos trabalhadores e dos empregadores conseguiram acordar uma redação de cláusula sobre nanotecnologia para ser incluída na próxima Convenção Coletiva. O conteúdo do texto é o seguinte: “A empresa garantirá que os membros da CIPA e do SESMT sejam informados quando da utilização de nanotecnologia no processo industrial. A CIPA, o SESMT e os trabalhadores terão ainda acesso a informações sobre riscos existentes à sua saúde e as medidas de proteção a adotar”.
Os representantes dos trabalhadores propuseram que constasse na cláusula uma recomendação para realização de exames periódicos semestrais para todos os empregados que participam de processo produtivo que utilize nanotecnologia. O Sindusfarma informou que está elaborando uma cartilha sobre o tema e que pretende lançá-la durante as negociações coletivas de 2012.
A próxima reunião do GT do setor farmacêutico ocorrerá em 1 de fevereiro, e o tema principal será assédio moral.