Com o objetivo de aprofundar a análise sobre o setor farmacêutico, a FETQUIM está organizando um seminário em conjunto com a CNQ, através da Secretaria Setorial Farmacêutica.
A atividade acontece no dia 15 de agosto, no Hotel São Paulo Inn, no Largo Santa Ifigênia, e é dirigido a todos os dirigentes sindicais de sindicatos representados pela FETQUIM.
Segundo os organizadores, a indústria farmacêutica no mundo e especialmente no Brasil passa por grandes transformações, o setor depara-se com uma nova realidade com o crescimento do segmento de genéricos que, associado à crise internacional, pressiona as indústrias a buscar soluções para minimizar tanto os efeitos globais da crise, quanto à concorrência frente aosmedicamentos genéricos. Ao mesmo tempo, se observa uma expansão dos mercados emergentes como Brasil, Rússia Índia e China. Na disputa por novos mercados, as empresas que competiam entre si, passam a formar parcerias, multinacionais procuram apoio dos governos, laboratórios nacionais se internacionalizam e o diálogo entre os atores se intensifica. Neste contexto, o Brasil é o quinto maior mercado mundial e o primeiro da América do Sul.
Portanto, é fundamental que as entidades de classe que representam os trabalhadores neste setor construam um diagnóstico do segmento e propostas para que a atuação ocorra de forma qualificada.
Programação
Manhã:
Painel 1
Principais mudanças e tendências da indústria farmacêutica no Brasil e no
Mundo
Painel 2
Comparativo regional sobre o Perfil do Emprego e salários no Brasil na
indústria farmacêutica
Tarde
Painel 3
Participação nos espaços tripartites e bipartites e estratégias de ação
Painel 4
Propostas de ação sindical e encaminhamentos