A Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Estado de São Paulo (FETQUIM) realizou nesta terça-feira (2/09/25) o seminário que marca o início da Campanha Salarial dos Químicos 2025. No encontro, dirigentes dos sindicatos filiados à FETQUIM/CUT/ Intersindical/Unidos pra Lutar, representantes de base e assessores econômicos debateram o cenário nacional e internacional, analisaram os principais indicadores econômicos e definiram a pauta de reivindicações que será apresentada à categoria.
Entre os pontos discutidos, estão os índices de inflação, emprego e crescimento econômico, que serviram de base para a construção das propostas salariais. De modo geral, o tarifaço de Trump não impacta nesta campanha e casos pontuais serão discutidos individualmente, empresa por empresa.
Além disso, os representantes reforçaram a importância da unidade e da mobilização da classe trabalhadora diante do atual contexto político de defesa da soberania nacional, especialmente neste 7 de setembro e durante o julgamento de Jair Bolsonaro.
Com as definições do seminário, a FETQUIM dá início ao calendário de mobilizações rumo às negociações da Campanha Salarial dos Químicos 2025, reafirmando seu compromisso histórico de defender os direitos e ampliar as conquistas da categoria química.
Calendário
Os sindicatos filiados à FETQUIM terão até o dia 27/09/2025 para conversar com os trabalhadores e realizar suas Assembleias de aprovação da pauta. No início de outubro está prevista a entrega das reivindicações dos trabalhadores aprovadas à patronal (Grupo CEAG-10 da Fiesp). Em seguida aguardaremos a contraproposta patronal e realizaremos novas assembleias.
A data base da categoria química é 1º de novembro.