Voltar
16 de Outubro de 2025

FETQUIM realiza 1º módulo do Curso de Negociação Coletiva 2025


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Terminou nesta quinta-feira (16/10) o primeiro módulo do Curso de Negociação Coletiva da FETQUIM/CNQ, realizado durante três dias na Colônia dos Vidreiros, na Praia Grande- SP.

Do total de 52 participantes, tivemos 54% de químicos,16% metalúrgicos, 12% vidreiros, 4% petróleo e 4% farmacêuticos.

Metade dos participantes já estava liberado para o trabalho sindical e a outra metade não,

Um ponto positivo foi a maioria constituída por dirigentes sindicais em primeiro mandato (44%), seguido dos que estão no segundo mandato (36%) e dos que estão no terceiro mandato (20%).

Do total, 86% já participam de alguma forma de negociação coletiva contra 14% dos que nunca participaram.

Houve presença majoritária de homens (54%) contra uma minoria de mulheres (26%).

Dentre as principais dificuldades apontadas nas negociações foram listadas questões como a prepotência da patronal (60%), falta de preparação dos negociadores (28%) falta de preparação dos dirigentes sindicais (16%), o não cumprimento de acordos (34%), baixa mobilização dos trabalhadores (50%) e desconhecimento jurídico (2%), entre outros.

O grupo praticou leituras críticas do ambiente e dos negociadores, traçou os perfis psicológicos e comportamentais dos negociadores, suas estratégias de atuação e intimidação, discutiu pontos estratégicos das convenções coletivas, simulou a aplicação de técnicas de negociação e comportamentos verbais e não verbais.

Participaram da ministração do módulo o sociólogo Pedro Otoni, o diretor técnico do Dieese, Victor Pagani, e os formadores Elias Pintado e Marli Clementino.

Dos sindicatos presentes destaque para os Químicos do ABC, Químicos SP, Químicos Unificados, Químicos de SJC, Químicos de Jundiaí, Químicos de Vinhedo, Sindicato dos Vidreiros-SP, Sindipetro Unificado, Sindicato dos Metalúrgicos de Cajamar, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Sindicato dos Papeleiros, entre outros.

O segundo móduo do curso está previsto para os dias 25 a 27 de novembro de 2025.