Fonte: Imprensa CNQ
O Ato de Solenidade de Posse da nova direção da CNQ-CUT (Confederação Nacional do Ramo Químico) aconteceu no dia 4 de setembro, no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Lucineide Varjão Soares foi reeleita e assume a presidência da Confederação ao lado de lideranças representativas do ramo químico do país. Composta de 40 integrantes, a diretoria assume a gestão 2013-2017 com o compromisso imediato de priorizar a Pauta da Classe Trabalhadora e colocar em prática o Plano de Lutas aprovado no VII Congresso da categoria.
Prestigiada pelo movimento sindical, e no calor das mobilizações contra o PL 4330, a posse contou com representantes de várias entidades e sindicatos parceiros que destacaram a luta contra a precarização e contra os leilões do petróleo. Entre os participantes estiveram José Lopez Feijóo, assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, João Antônio de Moraes, coordenador geral da FUP (Federação Única dos Petroleiros), Sérgio Nobre, secretário-geral da CUT Nacional, Raimundo Suzart, coordenador político da Fetquim, entre outros.
Lucineide reforçou a luta pela paridade e convocou a direção da CNQ-CUT para fortalecer a Pauta de Lutas da Central: “A paridade é outra questão importante para todo o movimento sindical. A mulher deve estar em todos os lugares porque ainda temos espaços muito machistas. Por isso, vamos para as ruas, temos que estar presentes porque também somos atores desse movimento. A mobilização contra os leilões, por exemplo, não é uma luta só da FUP, é uma luta de todo o Brasil em defesa do seu petróleo. Assim, vamos trabalhar juntos, intensamente, porque precisamos daqui a 4 anos ter muitas respostas para os sindicatos e para todos os trabalhadores”.
Para sistematizar o calendário de atividades do mandato 2013-2017, os membros da direção da CNQ também realizaram uma reunião interna de planejamento entre os dias 3 e 4 de setembro.