O coordenador político da FETQUIM, Airton Cano, esteve hoje em Brasilia participando de reunião com representantes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e sindicalistas petroleiros e petroquímicos (CNQ/CUT, CTB e NCS). Juntos, eles conseguiram o compromisso do governo de retirar a questão dos limites toleráveis do benzeno da pauta da próxima reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), marcada para a próxima terça-feira, 10/12. O debate sobre a revisão da NR 15, Anexo 13A será ampliado.
A reunião com o MTE foi solicitada pelas entidades sindicais, que manifestaram preocupação com a forma com que a patronal tem conduzindo o debate na Comissão para aprovação do Limite de Exposição Ocupacional (LEO) ao benzeno, o que configuraria um grande retrocesso e risco para os trabalhadores.
Na reunião, a assessora da bancada dos trabalhadores, Dra. Arline Arcuri, pesquisadora aposentada da Fundacentro, fez a fundamentação técnica da importância de manter o Valor de Referência Tecnológico (VRT) e de fortalecer as Comissões Nacional e Estaduais do Benzeno (CNBz e CEBz). O benzeno é cancerígeno e o debate não pode se restringir a quantidade e valores de referência, sem levar em conta a qualidade e a frequência de exposição.