A FETQUIM participou na quinta-feira da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), de forma virtual, para discutir a calamidade no Rio Grande do Sul, unir esforços e ampliar o apoio ao estado.
Atualmente, o Conselhão é composto por 245 integrantes, sendo 147 homens e 98 mulheres. Entre eles está o coordenador político da FETQUIM, Airton Cano e a secretária de Comunicação da FETQUIM que também é secretária-geral da Intersindical, Nilza Pereira Almeida.
A FETQUIM e seus sindicatos filiados estão recolhendo doações de água, alimentos e roupas. O Sindicato dos Químicos Unificados já enviou três diretores, água e donativos. E continua com suas unidades abertas para coleta permanente. O Sindicato dos Químicos de SP fez um acordo com a empresa Aspen. Para cada item doado a empresa fará a doação de mais um item.
Os estragos causados pelas enchentes e as fortes chuvas deixou mais de 80 mil pessoas desabrigadas.
O Conselhão tem a função de assessorar o presidente da República na formulação de políticas e diretrizes destinadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável do país, contemplando os interesses dos diferentes grupos sociais.
Em 2023, no início de seu terceiro mandato, Lula recriou a estrutura do CDESS e adicionou o termo “Sustentável” ao seu nome, a fim de enfatizar o cenário de mudanças climáticas.