O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, também conhecido como Conselhão, realizou nesta quinta-feira (27/06) sua terceira reunião plenária no Palácio Itamaraty, em Brasília. O evento contou com a participação do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin e de um staff de peso: o ministro da secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; a ministra da Cultura, Margareth Menezes; a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima; e a ministra-Interina da Casa Civil, Miriam Belchior, entre outras autoridades.
A FETQUIM possui dois representantes entre os cerca de 240 membros do Conselhão: Airton Cano (coordenador político) e Nilza Pereira Almeida (secretária de Comunicação) que também é secretária-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
Na reunião, Lula sancionou diferentes medidas, incluindo o programa nacional da Primeira Infância e o programa Mover, que taxa produtos comprados pela internet a partir de US$ 50, a chamada “taxação das blusinhas”.
À tarde os membros do Conselhão se reúnem para discutir temáticas específicas.