Voltar
18 de Julho de 2016

Em pauta: projeto para capacitação de mulheres do ramo químico


A reunião ampliada da Secretaria da Mulher trabalhadora da CNQ, realizada na manhã desta terça-feira, 5 de julho, em São Paulo, debruçou-se sobre a importância da realização de um bom trabalho de capacitação da mulher trabalhadora do ramo químico com a apresentação do projeto UBUNTU pela educadora Cleoci Machado. A secretária da Mulher Trabalhadora da |Fetquim,
Nilza Pereira de Almeida, esteve presente no debate.

Contando com a experiência da então ICEM (atual IndustriALL), foi resgatado o projeto UBUNTU, realizado no final dos anos 90 e início dos anos 2000 com mulheres do ramo químico da América Latina e que foi encerrado devido à interrupção do financiamento internacional. A atual presidenta da CNQ.CUT, Lucineide Varjão, foi uma das companheiras brasileiras que cursaram o UBUNTU e um importante exemplo do empoderamento das mulheres no movimento sindical a partir dessa rica experiência.

“Nós temos o Formaquim Mulher, que é reconhecido nacionalmente, mas sentimos a necessidade de uma capacitação maior para as químicas frente a nossa conjuntura e ao desafio da paridade nas instâncias da CUT. O UBUNTU é uma experiência muito interessante, mas exige compromisso das companheiras”, pontuou Lucineide Varjão.

A ideia que será levada às direções dos sindicatos afiliados à CNQ é de um curso com duração de dois anos, composto de seis módulos de quatro dias (de quinta-feira a domingo), sendo os dois primeiros módulos ainda este ano (setembro e novembro).