A indústria Biocapital, onde se deu a explosão no último dia 9 de outubro, está localizada na avenida Industrial, próxima à rodovia Herminio Peltrim.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi acionada para verificar o risco de vazamento químico e enviou uma equipe ao local, mas ainda não possui informações.
Segundo o corpo de bombeiros de São Pedro, que atende a região, houve explosão de um um tanque de solvente.
SANTOS
Na segunda-feira (8/10), outro acidente mobilizou os bombeiros e a Cetesb. Um incêndio em uma marcenaria localizada na região portuária de Santos, no litoral sul de São Paulo, gerou a emissão de gases tóxicos.
Como era desconhecida a existência de produtos químicos no local e devido ao risco de intoxicação que eles podem causar, todos os profissionais que atuaram no combate ao fogo foram encaminhados ao hospital.
De acordo com o capitão Marcos Palumbo, 23 bombeiros, oito policiais militares e cinco guardas portuários seguiram para o Hospital de Clínicas de São Paulo para exames preventivos. Segundo ele, o grupamento decidiu trazer os profissionais para a capital paulista para evitar problemas no atendimento de hospitais da baixada santista, que também precisaram oferecer atendimento a cerca de 60 moradores.
Segundo a Cetesb, tratava-se de fosfina —uma fumaça tóxica gerada a partir da reação química da água em contato com fosfeto de alumínio. Durante a ocorrência em Santos a reação foi causada quando a água usada para apagar o incêndio atingiu o produto armazenado de forma irregular na marcenaria.