Duas explosões em empresas que manipulam produtos químicos e inflamáveis marcam esta quinta-feira, 22/03/23.
Por volta das 7h,em Várzea Paulista, houve uma explosão em um galpão de uma empresa de resinas no bairro de Vila Ieire. Cinco pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave.
Duas horas depois, no Pólo Petroquímico do ABC, um incêndio atingiu um tanque da Braskem. Um trabalhador que estava no tanque de manutenção que explodiu morreu, há ainda quatro feridos, três em estado grave. O representante local do Corpo de Bombeiros disse à Folha de S.Paulo que três trabalhadores resgatados estão com 80% a 90% dos corpos queimados.
O Sindicato dos Químicos do ABC está apurando o caso para garantir que todas as providências de proteção dos trabalhadores sejam devidamente tomadas.
"Dia caótico, dois acidentes de grandes proporções em indústrias químicas", resume André Alves, secretário de saúde da Fetquim: "Os casos revelam o risco a que os trabalhadores e as trabalhadoras químicas estão submetidos diariamente, daí a importância da existência das normas de segurança do trabalho, da fiscalização delas, somadas ao trabalho das Cipas, das Organizações por Local de Trabalho e da atuação dos sindicatos nas campanhas de prevenção constantes" .