Voltar
06 de Maio de 2025

Campanha maio amarelo: Desacelere, seu bem maior é a vida!


Escrito por: Fetquim


Fetquim

Com o tema Desacelere: seu bem maior é a vida foi lançada a campanha Maio Amarelo 2025, que tem por objetivo ressaltar a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para preservar a vida. 

“O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, com o objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito”, explica a secretária de Políticas Sociais da FETQUIM, Amábile Cordeiro.

A segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas, alerta a Organização Mundial da Saúde. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes, sequelas e mortes.

Durante todo o mês indicamos que sejam realizadas ações nos sindicatos para conscientizar os condutores sobre o trânsito seguro.

Maio amarelo

O movimento Maio Amarelo, que reúne o Poder Público e a sociedade civil, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011, dentro da Década de Ação para Segurança no Trânsito 2011-2020. 

Dados de 2023 do DataSUS, do Ministério da Saúde, mostram que a cada 15 minutos uma pessoa morre em decorrência de acidentes de trânsito no Brasil. 

Naquele ano foram registrados 34.881 óbitos no trânsito, um aumento de 987 óbitos em comparação com os dados de 2022. Excesso de velocidade, distração ao volante e desrespeito às leis foram as principais causas.

Já em relação a acidentes ocorridos apenas em rodovias federais, dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mostram que, em 2024, foram registrados 73.121 acidentes, resultando em 84.489 feridos e 6.160 mortos. 

A cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, é utilizada para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.