Por Assessoria
Como parte do acordo de cooperação internacional selado entre Sindicato dos Químicos do ABC e Sindicato dos Trabalhadores do Petróleo, da Química e da Borracha da Turquia (Petrol-ls), uma delegação de cinco trabalhadores turcos esteve em atividades no Brasil de 28 de maio a 1 de junho.
Entre elas, houve uma visita às sedes da CNQ e da Fetquim no dia 31 de maio. Na ocasião, foi feita uma apresentação da estrutura de organização das entidades, suas formas de funcionamento e as atividades desenvolvidas pelas mesmas. No caso da FETQUIM foi também realizada uma apresentação sobre as negociações coletivas coordenadas pela entidade nos setores farmacêutico e químico, pontuando as principais conquistas e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no período compreendido entre 2006 e 2011.
O Petrol-Is possui cerca de 25 mil associados em uma categoria que soma 45 mil trabalhadores em toda a Turquia. A parceria com os Químicos do ABC foi motivada pela semelhança entre os dois países aspectos como o perfil da indústria e da categoria química, as condições de trabalho e a disposição de luta para enfrentar as dificuldades. O acordo de cooperação entre as entidades foi firmado em outubro de 2010 e tem duração até 2007.