Voltar
03 de Outubro de 2016

Corrida em memória a Virgílio Gomes da Silva acontece no próximo domingo


Gregório Gomes da Silva realiza no próximo domingo (09/10) uma corrida em homenagem a memória de seu pai, Virgílio Gomes da Silva, companheiro da ALN assassinado no DOI-CODI. A corrida será em São Paulo e terá algumas paradas.

No dia 29 de setembro fez 47 anos do assassinato de Virgílio e seu desaparecimento pelos órgãos da ditadura militar. "Serão 27 km saindo da rua que leva seu nome, na Zona Norte, e terminando no Jardim "Pra não dizer que não falei de flores", no Cemitério da Vila Formosa. A largada será às 6h30 e a previsão de chegada 10h20. No percurso passaremos na Avenida Duque de Caxias, 312 (este é o endereço onde meu pai foi preso pelos militares) onde os companheiros Celeste, Aton e Carlinhos Fon farão uma breve fala".

 

História

 

Virgílio Gomes da Silva foi trabalhador da Nitro Química na década de 50, e sempre lutou por melhores condições de trabalho para os operários. No entanto, a luta trabalhista não era o suficiente para esse combativo militante e, nos anos 60, ele filiou-se ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). Anos mais tarde, Virgílio entrou para a ALN (Aliança Libertadora Nacional), uma organização que lutava contra a Ditadura.

Durante os chamados “anos de chumbo” da Ditadura, Virgílio foi forte combatente e teve de entrar na clandestinidade. Passou, então, a usar o codinome de Jonas. Nesse período, foi o chefe da operação que libertou 15 presos políticos ( Luís Travasso, José Dirceu, Vladimir Palmeira, José Ibrahim, Flávio Tavares, Gregório Bezerra, Onofre Pinto, Ricardo Vilas Boas, Ricardo Zaratini, Rolando Fratti, Agnalto Pacheco, Mário Zanconato, Ivens Marchetti, Leonardo Rocha e Maria Augusta Carneiro), com o sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick.

Dias depois, em setembro de 1969, foi preso e duramente torturado no DOI CODI de São Paulo. Depois de sua prisão, Virgílio nunca mais foi visto. A partir de então, a família lutou por décadas para encontrar o seu corpo.