Voltar
08 de Maio de 2023

Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador dia 24 de maio


Escrito por: Fundacentro


Fundacentro

Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador, etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrerá no dia 24 de maio, das 9h às 17h, na Fundacentro, em São Paulo/SP, em formato híbrido. Os organizadores e entidades parceiras, como a Fetquim, convocam gestores e usuários da Saúde; trabalhadores; representantes do movimento sindical; movimentos sociais e seus atores; e interessados para participarem desse debate.

A reflexão parte do tema central da 17ª CNS - “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” - para discutir a relação entre saúde, trabalho e adoecimento. Não é possível pensar a saúde sem refletir sobre seus determinantes sociais. Nesse sentido, é essencial olhar para o mundo do trabalho e suas complexidades.

Para guiar as discussões, a Conferência Livre de Saúde do Trabalhador elege o tema “Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, nós existimos e somos valiosos. Viva o SUS!”.

Em breve, será disponibilizado o formulário de inscrição.

Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador

Data: 24 de maio, das 9h às 17h.

Local: Fundacentro – Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros, São Paulo/SP – Próximo às estações de metrô Clínicas, Sumaré e Oscar Freire.

Parceria e Apoio:

Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Saúde (CNS); Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) Estadual de Minas Gerais; Cistt Municipal de Belo Horizonte; e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (SEEB/SP). 

Organização:

Fundacentro; CGSAT/DSAST/SVSA/MS (Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador/ Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador/ Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/Ministério da Saúde); MPT (Ministério Público do Trabalho); Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT); DVST/Cerest/SES/SP (Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho / Centro de Referência em Saúde do Trabalhador / Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo); CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores de São Paulo); Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho); Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras; Cesteh/Fiocruz (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana); GFoSP/Unicamp (Grupo de estudos e pesquisa  Fonoaudiologia e Saúde Pública da Unicamp); MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra); Conselho Municipal de Saúde de Campinas; Sinpaf/Seção Sindical Embrapa Sede (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário); FSPSST/MG (Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais); MAM Movimento pela Soberania Popular na Mineração; Associação dos Geógrafos do Brasil - Seção RN; Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços); Instituto Walter Leser da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo; e Núcleo Semente (Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho do Instituto Sedes Sapientiae).

#SUS #SaúdeDoTrabalhado r#ConferênciaNacional