Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador, etapa preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorrerá no dia 24 de maio, das 9h às 17h, na Fundacentro, em São Paulo/SP, em formato híbrido. Os organizadores e entidades parceiras, como a Fetquim, convocam gestores e usuários da Saúde; trabalhadores; representantes do movimento sindical; movimentos sociais e seus atores; e interessados para participarem desse debate.
A reflexão parte do tema central da 17ª CNS - “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” - para discutir a relação entre saúde, trabalho e adoecimento. Não é possível pensar a saúde sem refletir sobre seus determinantes sociais. Nesse sentido, é essencial olhar para o mundo do trabalho e suas complexidades.
Para guiar as discussões, a Conferência Livre de Saúde do Trabalhador elege o tema “Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, nós existimos e somos valiosos. Viva o SUS!”.
Em breve, será disponibilizado o formulário de inscrição.
Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador
Data: 24 de maio, das 9h às 17h.
Local: Fundacentro – Rua Capote Valente, 710 – Pinheiros, São Paulo/SP – Próximo às estações de metrô Clínicas, Sumaré e Oscar Freire.
Parceria e Apoio:
Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Saúde (CNS); Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) Estadual de Minas Gerais; Cistt Municipal de Belo Horizonte; e Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região (SEEB/SP).
Organização:
Fundacentro; CGSAT/DSAST/SVSA/MS (Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador/ Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador/ Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente/Ministério da Saúde); MPT (Ministério Público do Trabalho); Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT); DVST/Cerest/SES/SP (Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho / Centro de Referência em Saúde do Trabalhador / Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo); CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores de São Paulo); Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho); Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras; Cesteh/Fiocruz (Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana); GFoSP/Unicamp (Grupo de estudos e pesquisa Fonoaudiologia e Saúde Pública da Unicamp); MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra); Conselho Municipal de Saúde de Campinas; Sinpaf/Seção Sindical Embrapa Sede (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário); FSPSST/MG (Fórum Sindical e Popular de Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora de Minas Gerais); MAM Movimento pela Soberania Popular na Mineração; Associação dos Geógrafos do Brasil - Seção RN; Contracs (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços); Instituto Walter Leser da Fundação Escola Sociologia e Política de São Paulo; e Núcleo Semente (Saúde Mental e Direitos Humanos Relacionados ao Trabalho do Instituto Sedes Sapientiae).
#SUS #SaúdeDoTrabalhado r#ConferênciaNacional