A Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ/CUT) iniciou hoje seu IX Congresso Nacional. Pela primeira vez, a maior mobilização sindical das trabalhadoras e dos trabalhadores do ramo ocorre integralmente em ambiente virtual, em respeito às normas sanitárias e como forma de preservar vidas em meio à pandemia da Covid-19. O evento foi realizado nesta quarta-feira (5) e continua nesta quinta-feira (6).
A presidenta da CNQ-CUT, Lucineide Varjão, avalia que este congresso é a prova de “que o novo sempre vem” e que é hora de aprimorarmos nossas ferramentas e tecnologias na luta.
Airton Cano, coordenador político da Fetquim, ressaltou a importância do evento virtual e a capilaridade que um evento destes possui na vida dos trabalhadores.
Pela manhã, Itamar Sanches, secretário- geral da CNQ, conduziu a enquete para a aprovação do Regimento Interno. À tarde foi apresentada e defendida a chapa única para a gestão 2021-2025 da CNQ/CUT e discutidos os rumos políticos da confederação neste contexto de pandemia, aceleração do teletrabalho/home office/trabalho remoto, entre outros temas.
A votação estará aberta para os delegados até às 11h desta quinta-feira (6).