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25 de Janeiro de 2011

Classe média responde por quase metade dos gastos com higiene e cuidados pessoais

Fonte: R7

As famílias brasileiras consumiram R$ 43,4 bilhões em produtos de higiene e cuidados pessoais em 2010, segundo levantamento do Data Popular, com base na POF (Pesquisa de Orçamento Familiar) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado nesta segunda-feira (24). A classe C brasileira foi responsável por 45,6% desses gastos - o que representa um montante de R$ 19,8 bilhões. 

A classe C brasileira, segundo o coordenador do Provar (Programa de Administração de Varejo) da FIA (Fundação Instituto de Administração), Cláudio Felisoni de Angelo, é formada por famílias cuja renda mensal vai de quatro a dez salários mínimos - de R$ 2.040 a R$ 5.100. 

No governo Lula, a classe C ganhou cerca de 29 milhões de brasileiros, totalizando quase 95 milhões de pessoas. Ao todo, o Brasil possui 190,7 milhões de habitantes segundo o último censo oficial, ou seja, a classe média representa a metade da população brasileira. Apesar disso, a classe C não tem o mesmo poder de compra das classes A e B.

Para comparar, as classes D e E gastaram R$ 7,7 bilhões em mercadorias desse segmento no ano passado, enquanto as classes A e B consumiram R$ 15,9 bilhões.

Nos últimos oito anos, segundo o Data Popular, os gastos com consumo de produtos de higiene da classe média brasileira saltaram de R$ 2,4 bilhões para R$ 19,8 bilhões – número oito vezes maior. Quando se consideram todas as classes sociais, o aumento do consumo foi praticamente a metade do registrado pela classe C.

Para o instituto, os motivos para o crescimento do consumo da classe C brasileira são a renda maior, a diversificação dos gastos e o maior número de pessoas. 

O corpo e o cabelo são os principais focos dos gastos dos emergentes brasileiros. Na cesta de produtos de higiene e beleza, a cada R$ 100, o “investimento no cabelo” consome R$ 18,50, em média, enquanto os cuidados com o corpo respondem por R$ 17,30.

Depois, aparecem os gastos com higiene oral, higiene pessoal, artigos infantis, cosméticos, cuidados com o rosto, depilação e produtos para barbear e, por fim, proteção solar.