Voltar
02 de Dezembro de 2014

Campanhas salariais e as conquistas da Fetquim


Escrito por: Bartira Betini


Bartira Betini
Legenda: Uma das reuniões da campanha salarial 2014
Crédito: Arquivo Fetquim

As campanhas salariais coordenadas pela Fetquim têm sido marcadas pela firmeza, coerência e ousadia. Junto com a mobilização na categoria, essas características trouxeram aumento real e cláusulas inovadoras nos acordos coletivos tanto dos químicos quanto dos farmacêuticos nos últimos anos.

Entre os destaques está a inclusão de uma recomendação para que as empresas reconheçam a união estável de pessoas do mesmo sexo, em relação aos direitos sociais e trabalhistas. Outro ponto que deve ser ressaltado é a proibição de qualquer tipo de discriminação nos processos seletivos, tais como raça, idade, gênero, orientação sexual, estado civil, nacionalidade.

Conheça mais:

Terceirizados – garantia do direito a segurança, saúde e treinamento adequado. As tomadoras de serviços devem informar todos os riscos dos locais onde exercem as atividades.

Pessoas com deficiência - criação de fórum com entidades patronais e Ministério do Trabalho para avançar nas discussões sobre qualificação profissional das pessoas com deficiência

Direitos da mulher

Aborto legal - As trabalhadoras terão 15 dias de licença em caso de aborto legal, mais 60 de estabilidade ou de garantia de salário após a realização do aborto.

Gestantes - Além do previsto na Constituição, há garantia de emprego ou salários no período da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Estudantes - Garantia de manutenção de horário compatível com os horários de estudo e abono das faltas para o ENEM e o Provão de Ensino Superior.

Filho excepcional – Aumento do auxílio de 80% para 90%.

Prevenção - Discussão sobre a proteção do meio ambiente, prevenção da AIDS, nanotecnologia e saúde da mulher na SIPAT.