O Sindicato dos Químicos Unificados entregou notificação à empresa Brasalpla, localizada em Itapevi, relatando diversos casos de abusos e negligências cometidas pela empresa.
De acordo com denúncias, os trabalhadores têm enfrentado situações difíceis no dia a dia na fábrica, que vão desde cortes em incentivos para brigadistas até mudanças repentinas e seguidas no horário de trabalho.
A empresa agendou reunião com o sindicato para debater as denúncias e é importante que os trabalhadores permaneçam atentos, acompanhem os desdobramentos e continuem denunciando ao sindicato eventuais problemas e irregularidades.
Confira algumas questões que serão debatidas:
✊ Segundo denúncias dos trabalhadores, o funcionário com atestado de 14 dias recebe diversas ligações do encarregado e precisa informar seu estado de saúde o tempo todo. Caso o funcionário já esteja melhor, o encarregado manda voltar ao trabalho, antes mesmo do prazo estabelecido no atestado, sem avaliação médica.
✊ Mudança de horário sem avisar antecipadamente. Em menos de um mês houve mudança no horário três vezes.
✊ Anteriormente, a empresa mantinha um incentivo aos brigadistas: o ticket refeição era concedido sem desconto no salário desses trabalhadores, no entanto, a empresa cortou esse incentivo. Os trabalhadores reivindicam a volta do incentivo.
✊ A empresa propôs cortar a festa de final de ano e, em troca, conceder um cartão no valor de R$230. A proposta foi aceita, mas a empresa só cumpriu o acordo nos dois primeiros anos.
✊ Os trabalhadores relatam muito calor no setor do SBM, os funcionários estão ficando sufocados por conta da falta de ventilação adequada.
✊ Existe abuso na aplicação de advertências, até mesmo nos pequenos erros os trabalhadores são advertidos.
✊ Os trabalhadores reivindicam o direito a 30 dias de férias. A Brasalpla concede somente 20 dias, independentemente da vontade do trabalhador.