Cerca de 900 delegados e delegadas, dos diversos ramos cutistas, já estão confirmados para o 14º Congresso Estadual da CUT São Paulo (CECUT), que ocorrerá de 25 a 28 de agosto, em Águas de Lindóia, a 160 quilômetros da capital paulista. Com o slogan Por um Projeto Popular para Mudar São Paulo, no 14º CECUT ocorrerá a eleição da nova direção estadual e definidos o plano de lutas e as estratégias para o período 2015-2019.
A construção dos debates a partir das bases é o princípio político e metodológico que marca esta edição do evento, resgatando a “CUT pela base”, mote histórico da fundação da Central. Por meio de assembleias de trabalhadores (as), realizadas de abril a julho deste ano, é que foram discutidas, elaboradas e deliberadas as propostas de interesse da categoria, ramo ou região ligada à base de representação do sindicato.
A partir desse conjunto de contribuições é que foi organizado o caderno de teses e, assim, as propostas da base, dentre as quais as estratégias, plano de lutas, emendas ao estatuto e moções, que seguirão para debate e votação pelos delegados e delegadas no plenário do Congresso Estadual.
Programação – A abertura solene do 14º CECUT será no próximo dia 25 (terça-feira), a partir das 15h30, seguida de análise de conjuntura com o economista Marcio Pochmann, professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Na manhã do dia 26 (quarta-feira), será apresentado o balanço político organizativo do período 2012-2015. À tarde, serão realizadas, simultaneamente, nove oficinas temáticas de caráter formativo, com o objetivo de subsidiar os delegados (as) para que contribuam com propostas à próxima gestão. Comunicação, cultura, juventude, precarização do trabalho e desindustrialização estão entre os temas (confira abaixo a programação completa).
A estratégia, plano de lutas, estatuto e moções serão o foco do dia 27 (quinta-feira), com a discussão e votação das propostas vindas da base, bem como as que serão apresentadas em plenário. No dia 28 (sexta-feira), o 14º CECUT se encerrará com a eleição e posse da Direção Estadual e do Conselho Fiscal.