A rede globo se transformou no principal partido da burguesia brasileira(PBB). Ela cuida dos interesses do capital, utilizando sua força de manipulação da opiniao publica e articulando os setores ideologicos da burguesia, ou seja o poder judiciario, alguns procuradores, a imprensa em geral, etc. Eles sabem que o Brasil (e o mundo) vive uma grave crise economica, social e ambiental causada pelo modus operandi do capitalismo. E isso aqui no Brasil se transformou numa crise politica, porque a burguesia precisava ter hegemonia no congresso e no governo federal, para poder aplicar um plano de jogar todo peso da saida da crise sobre a classe trabalhadora. Por tanto, a Globo é a mentora, e gestora do golpe.
Porém, a saída Temer foi um tiro no pé, ja que a sua turma, como revelou o proprio Eduardo Cunha, era um bando de lumpens, oportunistas e corruptos, que não estavam preocupados com um projeto burgues de pais, mas apenas com seus bolsos.
Agora, eles precisam construir uma alternativa ao Temer. A forma dele sair se decidirá nas proximas horas e dias, se por renuncia, se cassam no TSE ou mesmo aceleram o pedido de impechement no congresso.
E nas próximas semanas decidiremos quem colocar no lugar.
Por isso, a saída para impedir os retrocessos da agenda golpista é se mobilizar, lutar, não sair das ruas.
E trabalhar nos proximos dias, na perspectiva de uma greve geral por tempo indeterminado. Toda nossa militancia social e os leitores de nosso Brasildefato, devem ficar alertas, que os proximos dias serão batalhas decisivas para definir os rumos dos proximos anos.
E a força da classe trabalhadora só se expressa nas mobilizações.