Os trabalhadores da base química de Extrema, Itapeva, Toledo e Munhoz poderão contar com seu sindicato mais próximo: o STIQUIMI MG – Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas, Tintas e Vernizes, Resinas. Sintéticas, Cosméticos e Produtos de Tocador de Extrema, Itapeva, Munhoz e Toledo – MG.
Na quarta-feira, 19/08, trabalhadores do ramo químico marcaram presença no auditório do STIMEIC – Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema e Região para a fundação de seu sindicato. A diretora executiva e da secretaria de organização sindical e política da CUT Minas, Lourdes Aparecida de Jesus Vasconcelos, abriu a assembleia enfatizando a importância da criação de um sindicato ativo e representativo, fez a leitura do edital de convocação e, ao final, pôs em votação a criação do STIQUIMI, que já nasce filiado à CUT e à CNQ. Em seguida Lourdes leu o estatuto, explanando quais as atribuições dos sindicalistas ao criarem e assumirem tal cargo, e exercerem esta função frente às demandas e exercícios. Foi apresentada a chapa que se candidatou, que foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores presentes.
Todas as atividades ocorridas durante a assembleia contaram com o apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo; Sindicato dos Químicos do ABC; Sindicato dos Vidreiros de São Paulo; Sindicato dos Papeleiros de Jaú – SP; Fetquim, CUT MG e CUT Nacional, e do STIMEIC que, além disso, apadrinhou a criação deste novo sindicato, disponibilizando suas dependências para o início das atividades sociais e legais do STIQUIMI MG.
O presidente do STIMEIC, Vanderlei Marques, disse que a entidade dará todo o apoio na efetivação das pautas e lutas dos químicos. “Nós do ramo metalúrgico sabemos muito bem o quanto é difícil a nossa labuta do dia a dia para conquistar direitos, ser reconhecido enquanto trabalhador e trabalhadora, principalmente os de chão de fábrica que são os mais atingidos. Por isso sabemos da importância de se mobilizar, de se sindicalizar para o enfretamento dos desmandos patronais. O Sindicato dos Químicos vem somar as nossas forças e garantir o que é nosso de direito”, afirmou.