Durante a realização do módulo que abordou o tema Pessoas com Deficiência e mobilidade urbana, durante o curso Formaquim Direitos Humanos, duas cadeiras de roda, após serem utilizadas como recurso pedagógico durante a atividade o Sindicato Unificado dos Petroleiros do Estado de São Paulo, foram doadas à Cooperinca, espaço em Cajamar utilizado por categorias sindicais para eventos diversos.
“Tivemos a oportunidade de perceber que a Cooperinca não estava adequada em sua totalidade para atender pessoas com deficiência. A direção do sindicato autorizou a doação das cadeiras de rodas e a equipe da Cooperinca comprometeu-se a fazer adequações nos espaços que ainda não possuem acessibilidade adequada” – diz William Formigari de Moraes, participante do Formaquim Direitos Humanos.
A Fetquim em parceria com a CNQ e a Secretaria Nacional de Formação da CUT desenvolveram ao longo do ano de 2015 uma experiência piloto de um novo programa de formação sindical, o FORMAQUIM DIREITOS HUMANOS. A ideia partiu da necessidade de enfrentamento de situações que a cada ano, sobretudo em momentos eleitorais, o debate sobre questões relacionadas aos Direitos Humanos, vem à tona.