Voltar
11 de Dezembro de 2014

Seminário sobre nanotecnologias discute marco regulatório


Legenda: Seminário de Nanotecnologia
Crédito: Arquivo Fetquim

O IX Seminário Internacional Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente, realizado na Escola de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo (RS), teve como principal tema de debate a regulação das nanotecnologias, tendo em vista as incertezas em relação aos riscos que representam à saúde e ao meio ambiente.

Thomaz Ferreira Jensen, economista do DIEESE na subseção do Sindicato dos Químicos do ABC, apresentou uma estimativa do número de trabalhadores na indústria química paulista potencialmente expostos às nanotecnologias.

Precisamente sobre as possibilidades de regulação das nanotecnologias no País, debateram dois destacados professores de Direito, especialistas no tema. Para Wilson Engelmann, coordenador do JusNano, grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da UNISINOS, é interessante potencializar experiências de regulação. O advogado e professor Reginaldo Pereira, da UNOCHAPECO (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), analisou as tentativas de criação de um marco regulatório específico para as nanotecnologias no Brasi.