Voltar
20 de Outubro de 2010

Químicos Unificados realizam assembléias nas fábricas

Fonte: Imprensa Químicos Unificados

Em crescente mobilização na campanha salarial 2010 da categoria, foram realizadas assembleias na Rhodia do Brasil, em Paulínia, hoje (20/10/10), na Sherwin-Williams do Brasil, em Sumaré, e na Texpal Química, em Vinhedo, estas duas em 19 de outubro.

Aproximadamente 1.800 trabalhadoras e trabalhadores na Rhodia, 270 na Sherwin-Williams e 70 na Texpal receberam informações e orientações sobre a alta lucratividade e produtividade que o setor apresenta e responderam a pesquisa do Unificados para a formação de uma pauta específica de reivindicações para a empresa, que será somada à geral da categoria.

Na Rhodia, além da campanha salarial, foi também abordado o grave acidente ocorrido no setor de tancagem em 07 de outubro quando, ao descarregarem fenol, dois trabalhadores se queimaram gravemente ao serem atingidos pelo produto quando uma válvula não suportou a pressão e estourou. Veja abaixo mais detalhes.
 
Na Sherwin-Williams, o valor e as condições para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2010 também provoca a mobilização dos trabalhadores. Na Texpal foram repassadas informações sobre um processo coletivo para pagamento do adicional de insalubridade pela empresa, movido em 2005, e que agora foi vitorioso em segunda instância.