O coordenador político da Fetquim, Airton Cano, e o presidente da CNQ, Geralcino Teixeira, representaram os químicos nesta quinta-feira (03/08/23) no XIX Congresso Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP). A abertura do congresso foi marcada pela eleição da nova diretoria colegiada que conduzirá as lutas da categoria pelos próximos três anos.
A chapa unitária foi eleita por unanimidade, reconduzindo Deyvid Bacelar (na foto acima) à Coordenação Geral da FUP. A chapa é composta por todas as correntes políticas que integram a federação: Articulação Sindical (ARTSIND), CUT Socialista e Democrática (CSD), Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil (CTB) e Resistência Petroleira.
A nova diretoria da FUP expressa não só a diversidade de pensamentos, que é a marca da entidade, como também a diversidade das bases representadas.
As mulheres petroleiras aumentaram de oito para nove o número total de vagas na diretoria colegiada (25%). Elas também dobraram a participação na titularidade da diretoria, que passará a ter quatro petroleiras, duas a mais em relação à atual composição.
Além disso, a chapa eleita é composta por trabalhadores e trabalhadoras da ativa e aposentados as empresas do Sistema Petrobrás e do setor privado.
As regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste também estão todas representadas na diretoria colegiada da FUP, reforçando a unidade nacional da categoria.
"Acompanhar outras categorias e unir reforços na luta faz parte do nosso trabalho", explica Airton Cano.