No próximo dia 1º de setembro (sexta-feira), às 19 horas, será realizada uma importante assembleia no Sindicato dos Químicos de São Paulo (Rua Tamandaré, 348) para aprovação da previsão orçamentária para o ano de 2017. No mesmo dia também será renovada a Convenção Coletiva das Prensas Injetoras de Plástico e das Maquinas Sopradoras de Plástico.
A convenção mantém várias conquistas dos trabalhadores, dentre elas: a proteção coletiva contra acidentes de trabalho, a garantia de equipamentos de segurança nas máquinas injetoras e a eleição de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) que tem papel fundamental no acompanhamento e fiscalização das condições das Máquinas Injetoras.
A convenção exige ainda a realização de cursos de capacitação para operadores, trocadores de moldes e trabalhadores na manutenção de máquinas injetoras de plástico e prevê multa a empresa que não cumprir as cláusulas. “A renovação deste acordo num momento como este, em que governo e patrões estão unidos para desmontar a legislação trabalhista, tem uma importância ainda maior”, explica Alex Fonseca, secretário de saúde do Sindicato.
Vale lembrar que o Sindicato foi o primeiro no país a conquistar essa Convenção, em 1995.