A reunião do Comitê de Mulheres de IndustriALL, realizada na manhã desta segunda-feira, 3 de outubro, no Rio de Janeiro, deu início aos trabalhos do 2º Congresso Mundial do IndustriALL Global Unión, que segue até o próximo dia 7. Sem dúvida, uma semana intensa de construções de resoluções importantes para os trabalhadores do ramo químico, têxtil e metalúrgico de todo o mundo. A atividade reúne trabalhadores e trabalhadoras na indústria de 140 países.
Na Plenária de Mulheres, a presidenta da CNQ-CUT, Lucineide Varjão, participou dos debates defendendo a cota de 40% para as mulheres nas instâncias da entidade global. Ela integra o comitê executivo da IndustriALL e é representante da América Latina.
“O mais importante neste momento é poder abrir essa discussão, nunca feita antes. Tudo isso nasceu na conferência regional na América Latina, onde essa proposta foi construída, já que nós seguíamos com pouca representação”, lembrou Lu Varjão. “Fazer essa discussão favorece a nossa luta. Gostaríamos de implementar a cota como é hoje na CUT, de 50%, mas a construção é lenta”, completou.
Os trabalhos e fotos do Congresso podem ser acompanhados no site http://www.industrio2016.org/?lang=es