A primeira rodada de negociações do Campanha Salarial do Setor Químico 2023 teve início nesta quarta-feira (18/10/23), depois que a patronal representada pelo grupo CEAG-10 da Fiesp anunciou sua contraproposta, em cerimônia realizada nesta manhã no auditório do Sindicato dos Químicos SP.
O CEAG-10 ofereceu aos trabalhadores e as trabalhadoras do ramo químico a reposição da inflação pelo INPC (4,38%) + 1% de aumento real para todas as faixas salariais, a renovação das cláusulas sociais da convenção coletiva por 2 anos e a abertura de uma mesa de negociação permanente, de quatro períodos por ano, para a revisão das cláusulas sociais.
Os químicos estão há sete anos sem aumento real, mas durante os governos Temer e Bolsonaro a categoria conseguiu manter as cláusulas sociais intactas.
A FETQUIM havia proposto, no último dia 19/09, a reposição da inflação pelo INPC (estimada em 4,38% para a data base de 1º de novembro), mais 5% de aumento real.
Agora os sindicatos filiados à FETQUIM/CUT/Intersindical/UnidosPraLutar farão suas assembleias com os químicos para discutir a contraproposta da patronal e definir os rumos da Campanha Salarial de 2023. A devolutiva à patronal será feita no dia 30 de outubro. Confira as datas das assembleias clicando aqui.