A OIT elege os trabalhadores mais jovens como tema do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 2018.
Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho que se celebra no dia 28 de Abril, terá como destinatários principais os trabalhadores mais jovens sob o mote “Generation Safe & Healthy”- Geração Segura e Saudável”.
Desde 2001, o dia 28 de abril é comemorado em todo o mundo como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho visando homenagear as vítimas de acidentes de trabalho e de doenças profissionais.
Em Portugal, o dia 28 de abril foi instituído como Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho, pela Resolução da Assembleia da República n.º 44/2001 de 7 de junho recomendando ao Governo a realização de uma campanha de sensibilização com o objetivo de reduzir os acidentes de trabalho e as doenças profissionais.
Este ano o Dia Mundial associa-se ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil com o objetivo comum alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8.8 que prevê atingir ambientes de trabalho seguros e saudáveis para todos os trabalhadores até 2030 e o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8.7 que prevê a erradicação de todas as formas de trabalho infantil até 2025 através da promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho junto da próxima geração de trabalhadores.
De referir que os trabalhadores jovens, entre os 15 e os 24 anos, representam mais de 15 % da força de trabalho mundial (cerca de 541 milhões). A taxa de acidentes de trabalho não mortais nos jovens entre 18 e 24 anos é 40% superior à dos trabalhadores de qualquer outra faixa etária.
A campanha de 2018 destaca a importância crítica de enfrentar esses desafios e melhorar a segurança e a saúde dos jovens trabalhadores, não só para promover o emprego digno dos jovens trabalhadores também para ligar esses esforços no combate ao trabalho infantil.
No ramo químico onde a cada 10 acidentes, 6 ou 7 acontecem entre jovens de 16 a 34 anos, a atenção deve ser ainda maior.