Voltar
15 de Março de 2018

Nota da Fetquim sobre a execução da vereadora Marielle Franco, do PSOL


Escrito por: Fetquim


Fetquim

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim) vem a público manifestar sua profunda consternação pela execução da vereadora do PSOL-RJ, Marielle Franco, na noite de quarta-feira (14), e ressaltar seu exemplo de resistência, coragem e dedicação na luta pelos direitos sociais para todos.

Mãe, feminista, negra, representante da favela da Maré e eleita em seu primeiro mandato com 46 mil votos, Marielle era socióloga e uma crítica contumaz da intervenção militar na favela da Maré (os chamados GLO - tanques de guerra para a Garantia da Lei e da Ordem), que agora Michel Temer conseguiu espalhar a partir da intervenção militar por toda a cidade do Rio de Janeiro. 

Marielle sempre foi uma feroz combatente dos exterminínios de negros,moradores de favelas, dos LGBT por policiais militares e militares.

Nessa quarta-feira à noite foi ela mesma quem acabou alvejada por  9  tiros, sendo 4 deles na cabeça.O motorista que a acompanhava também morreu e felizmente uma assessora sobreviveu.

A vereadora despertou para a  militância depois de ingressar no pré-vestibular comunitário (que a permitiu passar na faculdade e cursar sociologia) e perder uma amiga por bala perdida durante um confronto entre policiais e traficantes onde morava. A partir dali foi colecionando diversas perdas de amigos e conhecidos, ajudava a recolher dinheiro para os enterros até ingressar na luta política.

Os trabalhadores do ramo químico e farmacêutico de São Paulo homenageiam a parlamentar incansável na luta contra as injustiças, os assassinatos e a repressão militar no RJ, algo que o próprio golpista Michel Temer já anunciou que pretende estender para o resto do país.

Enviamos solidariedade aos familiares, amigos dessa lutadora, além dos companheiros do PSOL no Rio de Janeiro! E nos colocamos ao lado deles neste momento de dor e indignação.

Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim)