Voltar
16 de Junho de 2011

Negociações salariais têm melhor resultado desde 1996

Fonte: Agência de Notícias Jornal Floripa

As negociações dos pisos salariais realizadas em 2010 tiveram o melhor resultado desde que o Dieese (Deparmento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) começou a levandar os dados, em 1996.

Segundo o órgão, no ano passado 94% dos pisos foram reajustados acima da inflação. A conta considera o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado nos 12 meses anteriores a cada reajuste.

Do total de pisos reajustados acima da inflação, metade teve aumento real entre 2% e 4%, e 13% tiveram ganho real superior a 8%.
"Foi sobretudo o aumento real do salário mínimo que teve efeito positivo sobre os pisos", explica o coordenador de Relações Sindicais do Dieese, José Silvestre Prado de Oliveira.
Em 2010, o salário mínimo foi reajustado em 9,69%, o que representou um aumento real de 6,02% sobre a inflação acumulada desde o reajuste anterior.
O estudo divulgado pelo Dieese mostra, ainda, que 2% dos pisos negociados no ano passado foram reajustados na mesma proporção que a inflação e 4% ficaram abaixo do INPC.