Voltar
08 de Outubro de 2013

Negociações começam dia 16 num clima de muita mobilização

Por Assessoria

As rodadas de negociação da Campanha Salarial dos Químicos 2013 foram agendadas para os dias 16, 23 e 31 de outubro. Mas os trabalhadores e sindicatos já estão a todo vapor. Desde a entrega da pauta de reivindicações em 28 de agosto, já foram realizadas greves, paralisações, atrasos de turno, assembleias massivas.

Em alguns casos, já houve vitórias em pautas específicas. Agora, é intensificar a luta para a conquista da pauta reivindicatória da campanha. Nesta campanha salarial a categoria química reivindica aumento salarial de 13%. Este índice compreende a reposição da inflação anual (novembro/2012 a outubro/2013) mais aumento real com base no crescimento da produtividade e do lucro das empresas. Ainda nos itens econômicos, a pauta de reivindicações prevê piso salarial de R$ 1.550 e participação nos lucros e resultados (PLR) no valor mínimo de R$ 2.860.

A Fetquim também apresentou as cláusulas de redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução nos salários e com sábados e domingos livres, licença maternidade de 180 dias e cesta básica totalmente gratuita.

Confira algumas fábricas em luta:

ABC:Nobile, Houghton, Coflex, Sankos

São Paulo:Globalpack, Pulvitec, Sansuy, Mecaplastic, Dermiwil

Químicos Unificados:Química Industrial Fides S/A, Gerresheimer, Farmaplast, Unilever, Sherwin-Williams, Adere, Sinter Futura, Flint.