A reunião da Frente Parlamentar do Setor Químico realizada na manhã de quinta-feira, 25 de fevereiro, em Brasília, selou o compromisso de trabalho conjunto entre a Frente e os sindicatos representados pela Confederação do Ramo Químico da CUT (CNQ), priorizando a qualificação profissional, emprego e renda na indústria química.
A principal discussão da reunião foi o calendário de atividades deste ano da Frente e, apesar da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) ter apresentado várias propostas, a bancada dos trabalhadores manifestou sua grande preocupação com a alta rotatividade do setor e sensibilizou os integrantes em relação à necessidade de incluir no calendário de 2016 as discussões sobre qualificação profissional, emprego e renda no ramo.
Participaram da reunião, representando o ramo químico da CUT, o secretário de administração e finanças da CNQ Sergio Novais; o vice-presidente da CNQ e presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Rio de Janeiro, Aurélio Antônio de Medeiros; e o presidente do Sindicato dos Químicos do ABC e suplente de direção da Fetquim, Raimundo Suzart, representando as duas entidades.
Frente nas plenárias regionais da CNQ
Após a reunião, as lideranças cutistas conversaram com o presidente da Frente, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), em seu gabinete, aprofundando um pouco mais a discussão sobre a relação entre as demandas dos trabalhadores e o déficit da balança comercial do ramo químico, hoje na casa dos 30 bilhões de reais por ano.
O deputado, que está bastante empenhado em reduzir esse déficit, solicitou ao movimento sindical a construção de propostas para ajudar os parlamentares na discussão desse tema junto ao governo federal. Também se dispôs a participar de reuniões das regiões que a CNQ-CUT representa para debater essas questões.
“Paulo Pimenta nos disse que se a CNQ organizar encontros regionais para esse fim ele irá participar pessoalmente, valorizando a nossa Confederação”, afirmou Sergio Novais. “E a nossa reunião da direção executiva na próxima semana discutirá como organizar essas plenárias regionais com o parlamentar”.
Na foto, da esq.p/dir. o sindicalista Aurélio, o dep. Paulo Pimenta; Raimundo Suzart e Sergio Novais.
Fonte: CNQ-CUT