Fonte: CNQ
Os dirigentes da Fetquim Raimundo Suzart e Nilson Mendes participaram junto a representantes da CNQ, do Sindicato dos Químicos de São Paulo e da CNTQ, de audiência com o Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão, em 29 de de maio, para discutir o tema das “sacolas plásticas”.
Os trabalhadores reivindicaram espaço para participar do GT (Grupo de Trabalho) criado no final de 2012 pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente) através de uma portaria. Já há a participação dos segmentos empresarial, governo e associações de defesa do consumidor, mas com a limitada atuação de outras entidades, o GT ficou com pouca representatividade. A CNQ-CUT enviou a solicitação para obter assento, porém o pedido foi negado pelo Ministério com a alegação de que os trabalhadores estariam representados pela CNI, que é a Confederação Nacional da Indústria, o que é um grande equívoco, uma vez que a CNI representa a classe econômica empresarial e não os trabalhadores.
Na reunião, que foi iniciativa do Deputado Federal Francisco Chagas, o Secretário Ney Maranhão firmou o compromisso de que será aberto espaço nesse GT para que os trabalhadores possam se posicionar e apresentar suas opiniões em relação ao tema.
Também participaram da reunião Marilane Teixeira, assessora da CNQ-CUT, Osvaldo Bezerra, diretor do Sindicato dos Químicos de SP e Reginaldo Sena, diretor do Sindicato dos Químicos de Guarulhos.