A Fetquim está participando do seminário internacional sobre a indústria de fertilizantes em São Paulo, promovido pelo sindicato global IndustriALL Global Union. Intregram o encontro representantes do movimento sindical do Brasil, Colômbia, Itália, Noruega, Trinidad Tobago, Uruguai, Suíça e Bélgica além de diferentes centrais sindicais, como CUT, Intersindical e Força Sindical.
Airton Cano, coordenador político da Fetquim, destaca que o evento está discutindo o fechamento de plantas, fusões e aquisições de grandes multinacionais de fertilizantes e o impacto sobre os trabalhadores do ramo químico.
"O discurso das empresas de fertilizantes é um. A prática é outra. Temos acidentes, contaminação e pressão por produção ao custo da saúde dos trabalhadores e de prejuízos ao meio ambiente", lembra André Henrique Alves, secretário de saúde e condições de trabalho da Fetquim. "Diante de fusões e fechamento de plantas é fundamental discutir em âmbito internacional estratégias de ação para o movimento sindical", diz ele.