Voltar
05 de Outubro de 2011

Fetquim entrega pauta reivindicatória e exige negociação para valer


Por Assessoria

Na tarde desta terça, 04, uma representação da Fetquim e de seus sindicatos filiados entregou ao CEAG 10 a pauta de reivindicações referente à campanha salarial dos químicos com database em 1 de novembro.

A proposta apresentada pelos trabalhadores, aprovada nas assembleias de base, prevê reposição do INPC mais 6% de aumento real, PLR e piso salarial de R$ 1.200 e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salário.

Apesar de ser um ano de negociação apenas das clausulas econômicas, já que as clausulas sociais da atual Convenção Coletiva são asseguradas por dois anos, a Fetquim solicitou a inclusão de duas clausulas no debate: licença-maternidade de 180 dias e período de duas horas para amamentação.

Mais uma vez, o setor patronal propôs um calendário de negociação que jogava as mesas praticamente para a última semana antes do fechamento da database.  Os dirigentes dos trabalhadores, no entanto, não tiveram acordo com esse modelo e exigiram a antecipação da primeira mesa já para o dia 19 de outubro.  Para o secretário geral da Fetquim Arlei Medeiros, há uma imagem de que não tem havido negociação. “Há uma tentativa de imposição de proposta com datas muito apertadas”, afirmou.

O coordenador político da federação Raimundo Suzart reafirmou a disposição dos sindicatos e trabalhadores em construir uma forte campanha salarial com muita mobilização.