Voltar
04 de Julho de 2024

FETQUIM acompanha lançamento de Plano Safra de Agricultura Familiar em Brasília


Escrito por: Fetquim


Fetquim

O coordenador político da FETQUIM, Airton Cano, esteve ontem (3/07) em Brasília e participou do lançamento histórico do Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, em evento no Palácio do Planalto.

A taxa de juros para a produção orgânica, agroecológica e de produtos da sociobiodiversidade será de 2% no custeio e 3% no investimento. O programa Ecoforte, em seu maior valor histórico, vai apoiar projetos de redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica. Serão R$ 100 milhões para o edital do Programa Ecoforte. Os recursos que irão beneficiar 40 redes e 30 mil agricultores familiares.

Outra iniciativa inédita foi o lançamento do projeto  "Do Campo à Mesa", um edital de R$ 35 milhões voltado a fomentar iniciativas que promovam a transição agroecológica.

"Muitos não sabem mas a FETQUIM apoia a Rede Livres de Agroecologia, uma iniciativa de economia solidária com produção e comercialização de alimentos orgânicos gestada no Sindicato dos Químicos Unificados e que hoje conta com diversos apoios, como a Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, Cresol, Banco do Povo, CCT (Centro Organizativo dos Trabalhadores), TV Movimento e Banco Comunitário. Acreditamos na construção de sistemas cooperativos de produção, logística e comercialização de alimentos saudáveis, sem veneno e cuja produção é inversa à lógica capitalista de exploração e destruição dos recursos naturais como a água e a terra", explica Cano.

"Ainda há muito para caminhar mas o Plano Safra deste ano está mais agroecológico e com recorde de destino de recursos", comemora Cano.

A agricultura familiar é o contraponto ao agronegócio (enraizado na monocultura e na exploração desenfreada de recursos naturais para auferir lucros) e a saída para a diversificação na produção de alimentos e a garantia de soberania alimentar.