O coordenador da Regional Santo André do Sindicato, Paulo José, e o diretor Fabio Lins, que também é o secretário de relações internacionais da CNQ, integraram a delegação brasileira que participou do o II módulo de Formação do projeto "Ação Frente às Multinacionais na América Latina", realizado de 21 a 24 de junho, na Cidade do México.
A proposta do curso, além da formação dos trabalhadores, é promover a troca de experiências entre dirigentes do Brasil, México e Argentina dos quatro ramos que integram o projeto: químico, metalúrgico, vestuário e construção.
Aproximadamente 45 pessoas fazem parte do grupo, que também irá discutir o comportamento sociolaboral das empresas multinacionais e as ações sindicais para o combate a precarização do trabalho e o aumento da desigualdade.
Na programação, os cursistas conheceram a experiência de atuação do Sindicato Mexicano dos Eletricitários, que está envolvido na construção de uma central sindical nacional independente no México, participaram do Fórum de Solidariedade Sindical na América Latina, conheceram o Palácio das Belas Artes, onde está o Monumento da Revolução, e o acampamento dos trabalhadores na educação no México, que estão desenvolvendo uma forte mobilização contra as reformas de mudanças no sistema educacional mexicano que busca privatizar a educação.
Ao final do II módulo, os dirigentes sindicais foram para a marcha de luta dos professores mexicanos.
O terceiro e último módulo do curso será de 14 a 16 de agosto na cidade de São Paulo, que receberá os mais de 40 dirigentes sindicais do Brasil, Argentina e México.