Voltar
09 de Outubro de 2015

Dieese divulga estudo que mostra cenário econômico da categoria química


Escrito por: Dieese


Dieese

 
O DIEESE, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, divulgou no último dia 05/10, um estudo que mostra o cenário econômico com ênfase na categoria química, que tem sua data-base de negociação salarial entre setembro e novembro.
 
O estudo é uma análise detalhada que se inicia com uma breve caracterização do setor, identificando sua complexidade na cadeia produtiva que abrange três grandes grupos: produtos químicos para uso industrial, produtos químicos para uso final e transformação de plásticos e borrachas.
 
O complexo químico industrial no Brasil representa 31,4% do Valor Bruto da Produção Industrial nacional e emprega mais de 740 mil trabalhadores diretos.  É um setor estratégico na economia, uma vez que se integra com outros setores industriais como automotivo, da construção e têxtil, fornecendo insumos e estimulando a industrialização brasileira.
 
No estudo há informações sobre o desempenho produtivo do setor, questões que envolve a presença de empresas transnacionais e a dependência externa, particularidades da balança comercial que é caracterizada pelo déficit estrutural, um mapa do emprego químico bastante abrangente e, por fim, sinaliza o cenário para as campanhas salariais de 2015.
 
http://www.dieese.org.br/estudosepesquisas/2015/estpesq78QumicosPanoramaSetorial.pdf