A terceira edição do Curso de Formação de Políticas Públicas do Sindicato dos Químicos do ABC, organizado pela Secretaria de Formação Sindical e a Assessoria de Políticas Públicas e Sociais vinculada à presidência, teve início em 24/6, com a realização do primeiro de três módulos.
O principal objetivo deste curso é capacitar os representantes do Sindicato junto aos órgãos colegiados da Administração Pública, como o são os Conselhos e Comissões sobre emprego, desenvolvimento urbano, meio ambiente, saúde do trabalhador e outros.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 esses órgãos podem ser consultivos ou deliberativos, com função fiscalizatória e de aconselhamento ou assessoramento direto por parte de representantes da sociedade, junto aos entes públicos.
“Esses espaços representam uma oportunidade para nós influenciarmos a elaboração e implementação de políticas públicas sobre temas vitais para os trabalhadores e suas famílias, como segurança pública, geração de emprego, saúde pública, mobilidade urbana, limpeza pública, atenção à criança e ao adolescente etc.”, aponta o Secretário de Formação do Sindicato Rodolfo Morette.
Mas, para isso, complementa o Secretário Geral e de Imprensa do Sindicato Ronaldo de Oliveira, “devemos estar capacitados, e bem, sabendo como funciona a máquina do Estado, como ela se financia, de onde vem e para onde vão os impostos e as taxas que pagamos”.
Nesse primeiro Módulo, o Curso focou na origem do Estado e suas formas e sobre como se organiza o Estado brasileiro, a partir do estudo e debate sobre a Constituição Federal de 1988.
Os próximos Módulos serão realizados nos meses de julho e agosto, e um Certificado será expedido para os que participarem integralmente, sem falta.