Voltar
18 de Abril de 2016

Curso de extensão em Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho


O DIEESE e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC realizaram, em 12 de abril, a entrega dos certificados do curso de extensão Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho e lançaram a segunda fase do projeto. A cerimônia também contou com a entrega de certificados da Fundação Perseu Abramo. O evento aconteceu na sede da Escola Livre para Formação Integral Dona Lindu, em Diadema.

O programa iniciou em junho de 2015. Dividido em três módulos e com 72 horas de duração, o curso foi ministrado para 160 trabalhadores metalúrgicos. Os alunos aprofundaram os conhecimentos sobre: trabalho, sindicato e sociedade; história do movimento sindical no ABC e no Brasil; e saúde, trabalho e ação sindical. A segunda etapa deve formar cerca de 150 membros dos sindicatos, entre maio e novembro deste ano.

Na cerimônia, o presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, e o diretor técnico do DIEESE, Clemente Ganz Lúcio, falaram sobre a importância estratégica da formação de trabalhadores.

A diretora da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, Sirlei Márcia de Oliveira, o coordenador de educação, Fausto Augusto Júnior, o assessor técnico Carlindo Rodrigues de Oliveira, e os professores Suzanna Sochaczewski e Samuel Souza participaram do evento.

Fausto foi homenageado pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele, que antes era técnico da entidade, deixou o trabalho na Subseção para ocupar o cargo de coordenador de educação do DIEESE.

Após a solenidade, foi divulgado o primeiro livro da coletânea Por que cruzamos os braços - Greves no Brasil (de 1968 aos dias atuais). A publicação foi elaborada pelo DIEESE, em parceria com a Cortez Editora.